O PATINHO FEIO Embora não fosse uma beleza, Laura tinha um rosto verdadeiramente agradável; bastante alta do que mediana, com alguns centímetros ultrapassando um metro e setenta, cintura estreita, além de peito e quadris bem desenvolvidos, mas sem estridências desagradáveis, ela estava mais perto do que longe daquele ideal de magreza feminina de 90-60-90; E se a isto somarmos pernas longas, bem torneadas como se fossem feitas por um grego Fídias ou Praxíteles, sobre o habitual pedestal de sapatos de salto muito alto, devemos concluir que ela era uma menina mais do que atraente. Por sua vez, Emilio era um verdadeiro “homem musculoso”. Alto, com quase 1,80 metro de altura e pesando pouco mais de oitenta quilos aos seus, mais ou menos, dezoito anos; tronco largo, ombros largos, cintura estreita, pernas longas, firmes e fortes, com coxas e bíceps verdadeiramente musculosos, dir-se-ia que ele era a imagem, em carne e osso, do Discobolus de Myron E como o quase perfeito se atrai como um ímã e um ferro, ninguém ficará surpreso que Laura e Emilio estivessem namorando; namorados mais ou menos formais, como correspondiam aos últimos suspiros do século XX – primeiros balbucios do século XXI; Ou seja, menos é melhor que mais. Ambos os personagens cursavam o último ano de um colégio da periferia de Madrid, cuja conclusão e correspondente aprovação lhes permitiriam o acesso à Universidade. E, logicamente, não será surpreendente dizer que ambos constituíram o pólo de atração da admiração, da inveja e, porque não dizê-lo, da animosidade de mais de um e de mais de dois dos alunos do referido Instituto. E, como era de se esperar, eles eram o casal mais popular do Instituto. Ao redor deles estavam alguns companheiros, meninos e meninas, que com os dois formavam o grupo de amigos que sempre frequentavam juntos, em “botellones”, festas e outros “saraos” habituais entre os jovens daqueles e destes anos. Neste grupo de, digamos, satélites que giram em torno do planeta duplo que o casal estelar representava, estava Carlos. Ele era outro garoto entre dezessete e dezoito anos, mas para Emilio era como a parte de trás da mesma moeda; Ou seja, a versão de um homem nascente oposta ao que representava o segundo, já que Carlos, “Carolo”, como era muitas vezes chamado pelo mau nome, não era nem alto nem baixo, nem grosso nem magro, nem bonito nem feio, embora sim, com menos graça, menos graça no seu corpo montanhoso do que um elefante numa loja de porcelanas. Porque, aparentemente, na distribuição de presentes, aos da facilidade de fala e da facilidade mundana ele deve ter chegado bastante tarde, mas na da timidez, da "cortesia" em público e outras travessuras desse tipo, deve ter ficado com toda a existência para distribuir, já que o bom "Carolo" era mais tímido que qualquer um, principalmente se envolvesse jogar uma garota na cara dele, e muito menos se foi Laura quem, quase por engano, lhe dirigiu a palavra, porque então você poderia ver como ele ficou vermelho até a raiz do seu cabelo e sua língua ficavam presos, e de vez em quando ele até gaguejava um pouco por causa do quão nervoso a simples proximidade dela o deixava. Não era segredo para ninguém que a boa “Carolo” adorava os ventos para a linda diva, e para ela, a própria Laura, muito menos para qualquer um, que você vê como ela tinha prazer em mexer com ele de vez em quando, deixando-o vermelho até as pontas dos cabelos com passeios como esse Carlitos, querido, não me olhe com esses seus olhinhos de cigana, você me derrete, e posso te estuprar no mínimo dia. E não digamos quando a brincadeira chegou ao ponto em que foi Laura quem pediu "Carlitos" para dançar, como ela costumava chamá-lo, em vez de "Carolo", porque então, com todos os efeitos, agarrou-se a ele como uma lapa, acariciando-lhe também o pescoço e os cabelos, até conseguir que o bom e velho Carlos chamasse a sua atenção. "tom", momento em que ela se separava dele e, rindo muito, lhe contava Eu não sou de pedra, Carlitos, e se você fica empurrando “aquilo” para mim desse jeito “próximo”, não sei o que estou fazendo!… Você me deixa louco quando traz “aquilo” para mim! A risada geral, ao ver como suas calças estavam inchadas em determinado lugar, era daquelas que dizem “De Órdago ao Grande”, e pelo quão fora de sintonia o Carlos era bom nesses momentos, mais de uma vez ele até saiu, deixando Ele enfrentou aquele grupo de meninos e meninas, dos quais não tinha tanta certeza de que fossem realmente seus amigos, porque parecia que, se o aceitavam, era porque alguém tinha que ser ridicularizado, e ele parecia ser o melhor “palhaço” que haviam encontrado. Esse curso terminou e quase todo o grupo de amigos passou pela Universidade, incluindo Carlos, embora a aventura universitária do rapaz tenha terminado rapidamente, porque quando mal tinha terminado o primeiro semestre na Universidade, a desgraça bateu à porta de casa, em forma de desemprego, quando o seu pai foi despedido do emprego que, desde há quase tempos imemoriais, desempenhava. Quando ainda era um menino de dezesseis ou dezessete anos, o pai de Carlos ingressou em um cartório de Madrid por mérito, e ainda lá estava quando Carlos ingressou na Universidade, mas já como notário. Mas aconteceu que por essa altura o notário se aposentou, passando o cartório para um novo notário. Não foi a primeira vez que isso aconteceu, mas nas anteriores o novo dono manteve o antigo time. Foi aquele, que acabara de assumir o escritório, que decidiu demitir quase todos os antigos funcionários, já que vinham com os seus. O pior é que o pai de Carlos, como a maioria dos seus colegas, não fazia parte do quadro de funcionários oficialmente, pois só estavam vinculados ao cartório por contrato comercial, como trabalhadores independentes. Isso vinha se traduzindo em melhores salários, mas naquela última mudança de notário foi desastroso, porque quem não aparecia no Regime Geral da Segurança Social foi colocado na rua e sem um tostão, enquanto mesmo estando em quadro regular, o novo notário os manteve nos seus empregos. E assim a família ficou, sem trabalho nem subsídio de desemprego, uma vez que o Regime Especial dos Trabalhadores Independentes, em troca de contribuições baixíssimas, não inclui subsídio de desemprego. A princípio, seus pais não viam a perspectiva como nada ruim, pois tinham economias que, pelo menos por enquanto, lhes garantiam pelo menos uma vida decente, então queriam que Carlos continuasse estudando, mas o menino recusou categoricamente, então ele deixou imediatamente a Universidade, para tentar seguir seu caminho na vida por outros meios. A princípio Carlos tentou encontrar trabalho; um emprego que lhe proporcionasse um salário que, no mínimo, lhe permitisse trazer algum dinheiro para casa. Mas a questão laboral, naquele início dos anos noventa, não estava nada clara. Sem ser como agora, com a famosa crise, a verdade é que empregos um tanto remunerados, claro, não cresciam nas árvores. E menos ainda para um garoto que já tem dezenove anos e não tem experiência profissional. Então encontrou pouco, e com salários fatais, porque como entregador ao domicílio nada aconteceu e estou a falar das trinta e quarenta mil pesetas da ala, claro, bom, também não. E assim permaneceu naquele ano, mais ou menos desde maio, numa padaria de certo porte levando encomendas e pacotes para mil e uma casas. No Natal ganhava um pouco mais, pois as gorjetas diminuíam, de modo que, quando passaram os Reis Magos, ficou com um pequeno capital, três ou quatro mil pesetas, fora o salário e a parte proporcional que lhe correspondia do adicional de Natal. As comemorações do Réveillon marcaram a morte de 1991, e o nascimento de 1992, ano em que a vida de Carlos deu uma reviravolta retumbante que marcaria seu rumo definitivo. Digamos que no dia três, talvez quatro de Janeiro do novo ano de 1992, recebeu a resposta a um pedido que apresentou ao Governo Militar de Madrid em Setembro. A resposta foi um passaporte para viajar, a expensas do Estado, no dia 1 de fevereiro à cidade de San Fernando, Cádiz, para realizar as provas de acesso ao Voluntariado Especial da Marinha Espanhola, no CIM, Centro de Instrução de Marinha, em Cádiz. Passou nas provas de ingresso, com as quais foi colocado diretamente numa brigada (empresa), iniciando imediatamente o período de instrução de três meses, após o qual, no início de maio, viajou novamente para Vigo, em Pontevedra, para realizar o curso UNO, promoção a cabo e primeiros estudos da especialidade escolhida, neste caso específico, transmissões. Depois de mais três meses em Vigo, na ETEA, Escola de Transmissões e Electrónica da Marinha, já tendo concluído o curso, obteve a divisa de cabo e o diploma que certificava a sua competência técnica em rádio-receptores-transmissores e teletipos. Mas este final de curso e os primeiros seis meses na Marinha não significaram que pudesse passar uma temporada de descanso com os pais, já que só pôde passar três dias em Madrid, em trânsito para Cartagena. Foi uma das poucas exceções entre os integrantes do curso e promoção de cabos que não gozaram das férias de verão, mês de agosto, já que ele próprio solicitou vaga no navio oceanográfico “Hespérides”, que partiria de Cartagena nos primeiros dias de agosto para a campanha anual de nove a dez meses consecutivos, seis deles na Antártica. Por que ele escolheu tal destino, embarcando em uma engate por pelo menos nove meses? Simples. Ele tinha ido para lá, para a Marinha, porque é onde se ganha mais dinheiro, mas só se navegar e não por águas espanholas, mas fazendo longas viagens, de meses e meses, longe de Espanha, já que as “águas”, as diárias, são cobradas, quanto mais alto se navega. E as “Hespérides”, com suas viagens de pelo menos nove meses, e até a Antártica, são o “carro-chefe” das dietas, das “águas”… Só é superado pelas unidades destinadas a águas perigosas, zonas de guerra e afins. (1) Já se passaram oito ou nove anos desde que Carlos se alistou na Marinha e ele ainda está lá, mas não é mais cabo. Nos primeiros três anos fez os cursos UM e DOIS, com os quais conseguiu vestir as divisas de corporal e corporal 1º; Ao final do terceiro ano, conseguiu passar nos exames para cursar o curso TRES, na Escola de Suboficiais da Marinha, em San Fernando, e após cinco anos de serviço passou a vestir a divisa de sargento. Nessa altura, empunhando o ensino secundário, candidatou-se ao ingresso na Escola Militar Naval, em Marín, Pontevedra, perto de Vigo, onde se formam oficiais da Marinha Espanhola, algo que conseguiu entre o sexto e o sétimo ano de serviço, o que não é claro, pois nessa altura, no oitavo ou nono ano, acabava de sair da Academia com a "coca" de segundo-tenente de fragata, simplesmente segundo-tenente do Exército. Nessa ocasião pôde passar férias em sua casa, em Madrid, pois além de chegar a casa no final de junho com final de julho de férias, também veio como disponível, a critério do Almirante Chefe de Pessoal, o que significa que ainda não tinha destino determinado, aguardando o surgimento de um lugar livre para um segundo-tenente de fragata num navio. Escusado será dizer que desde que saiu da Universidade, há quase dez anos, não tinha ouvido nada daquele pequeno grupo de meninos e meninas que foram seus colegas de classe durante os anos de estudante, por isso teve a maior surpresa de sua vida quando esbarrou nela. Tinha saído de casa por causa de alguns assuntos que teve de resolver nos escritórios do ISFAS; Ao terminar o que o levara até ali, já na rua Alcalá, quando se dirigia ao metrô, encontrou-a na sua frente. Sim, era Laura. Eles se reconheceram instantaneamente, mas, no momento, ficaram parados, ambos surpresos, porque o encontro era a última coisa que ambos poderiam esperar. Foi Carlos quem primeiro se recuperou do estupor momentâneo. Laura! Meu Deus, é você! Quanto tempo, Senhor, até quando! Estou feliz, Laura; Estou muito feliz em ver você novamente. Confiante, Carlos se aproximou da mulher, dando-lhe dois beijos no rosto, um em cada bochecha. Laura, meio recuperada do choque ao vê-lo, retribuiu a atenção do velho amigo, retribuindo os dois beijos. Sim, Carlos; Há quanto tempo não nos vemos? Dez anos quase exatamente. Mas como você é boa, garota! Você parece impressionante, realmente. Você era bonita, mas agora está muito mais bonita do que antes; mais, muito mais atraente. Então percebeu que a menina não estava sozinha, pois mais do que ao seu lado, quase atrás dela e segurando sua mão, estava uma menina de uns seis ou sete anos, que o olhava intrigada e ao mesmo tempo um pouco desconfiada. Qual é, que garota linda eu vejo aqui! Ele se agachou diante do bebê com a intenção de lhe prestar algum carinho, mas a menina se afastou dele, agarrando-se às saias de Laura com seu beicinho enquanto se escondia meio atrás da mulher. Sua filha, certo? Você apenas tem que ver; Ela é muito bonita, igual a mãe... Bendito seja o galho que sai do tronco! Ela é muito tímida com quem não conhece. Ele imediatamente se esconde atrás das minhas saias. Coisas de criança! Sim; coisas de criança. Não se preocupe, isso não importa. Carlos havia se levantado do chão, mas ainda olhava para a criatura. Ele se virou para sua mãe dizendo Como a garota é bonita; um cromo, um sol de criatura... Então você se casou. Com Emilio, claro...Se um inseto pica Laura, ela não fica tão rígida e rígida. Levantou a cabeça mais com arrogância do que com orgulho, e com olhos flamejantes e um tom de voz mais agudo que o fio de uma navalha de barbeiro, disparou contra Carlos. Sim, ela é minha filha, mas não sou casada. Sou solteiro; uma mãe solteira e minha filha é uma mãe solteira com um pai desconhecido. O que você acha? Que sou uma vagabunda, é claro; uma mulher má que “abre as pernas” com qualquer um, não é? E aí, você também está pensando em tentar a sorte, certo? E por que não. Sou solteiro e tenho uma filha; filha sem marido, então sou daquelas que “engole”… Não se preocupe, você não seria o primeiro daqueles “amigos” que pensam assim, que tentam “se molhar” com a “puta” da Laura… Mas você se engana; Vocês estão todos errados!... Sim, tenho uma filha e sou solteira, mas não sou uma "puta"... Nem uma "garota fácil"... Errei uma vez... Mas não vou errar de novo... Carlos estava mais que pálido, quase lívido. As palavras de Laura o machucaram muito. Mas ele não explodiu em uma tempestade de raiva, mas respondeu a essas coisas irracionais com calma, sem estridência, sem má educação ou vozes altas. De maneira fria e comedida, ele respondeu às diatribes da mulher. Você não tem o direito de falar assim comigo, Laura. Quando eu te ofendi? Quando me comportei mal com você, quando te desrespeitei?... Se bem me lembro, foi você quem fez isso comigo de vez em quando... Repito, Laura; Estou feliz por ter visto você novamente, mas desculpe, estou com um pouco de pressa. Até mais, Laura. Que você seja feliz e encontre paz de espírito, desejo a você. Adeus, meu querido amigo... Inclinou-se ligeiramente e, de cabeça erguida, subiu a rua Alcalá, em direção ao metrô Goya. Laura observou-o se afastar, consciente de que havia cometido um erro novamente, pois acabara de ser completamente injusta com aquele homem. Queria ir atrás dele, pelo menos ligar para ele; diga a ele para não ir embora, para perdoá-la porque ela foi rude e injusta com ele, mas ele não conseguiu. Ela ficou ali, imóvel, imóvel, com a garota ao seu lado. Aí ela se sentou, bem desanimada, num banco da rua ao lado dela. Sentiu-se mal, não só pela injustiça cometida, mas também, e de forma muito particular, porque sentiu que, muito provavelmente, acabara de espantar, talvez, o único amigo verdadeiro que lhe restava. Ela se sentiu tão mal que até as lágrimas lutaram para escorrer por seu rosto. A menina aproximou-se dele um tanto desorientada, pois percebia perfeitamente que sua mãe estava triste, e não sabia explicar o motivo disso. O que há de errado, mãe? Esse homem é mau? Laura olhou para a filha; Ele estendeu a mão e puxou-a para si, até que a pegou no colo, sentando-a em suas coxas. Não filha; O Senhor não é mau. Ele é muito bom e ama muito a mãe... Mas a mãe tem sido má com ele... Ele,... Ela fez muitas piadas para ele. Bem, eu não vi você bater nele. A partida do bebê colocou um leve sorriso em seus lábios. Não filha; Eu não bati nele. Mas você sabe?... Nós, adultos, às vezes somos muito estúpidos, e machucamos, caramba, quem nos ama, sem motivo ou motivo. A antiga paixão, o amor que Laura despertou anos atrás em Carlos, ultimamente estava muito diluído, quase esquecido no passado; A atividade desenvolvida por ele ao longo desses dez anos apagou a memória daquele primeiro amor. Mas ao reencontrá-la, ao vê-la, tão linda, tão esplêndida, reacendeu o que era um dia distante. Então, ele voltou para casa chateado; em primeiro lugar, pela forma como ela o tratava, sem razão nem motivo; mas também porque recordava a “comichão” na alma de outros tempos. E, não nos enganemos, Laura estava lá para isso e muito mais. Assim, de maneira voluntária e involuntária, os dias passaram; Às quatro, cinco, seis, talvez oito, quando uma manhã, por volta das onze, onze e meia, talvez meio-dia da tarde, sua mãe, muito misteriosa, entrou em seu quarto para lhe dizer que tinha um telefonema. Acho que é a Laura, aquela menina, colega do ensino médio, de quem você gostava tanto. Carlos ficou chocado ao ouvi-la, mas mesmo assim saltou de onde estava, como se fosse impulsionado por uma mola. Sim, era Laura, que estava ligando para ele para pedir desculpas pela atitude dela outro dia. Carlos a tranquilizou, dizendo-lhe para não se preocupar, pois sabia que não havia má vontade em sua ação. O que ele estava dizendo não era muito exato, mas ele queria acalmar as coisas com a garota. Sua estratégia valeu a pena quando ela lhe agradeceu, com muitos indícios de verdade, por sua compreensão dela. Então decidiu fazer o que nunca lhe ocorreu: propor encontrá-la um dia, só por um momento, claro, para tomar um drink e relembrar os velhos tempos. Então Laura ficou em silêncio por um momento, como se estivesse pensando na proposta, para dizer depois de um minuto Você não é casado... ou algo assim? Carlos riu muito dos escrúpulos da menina. Não Laura; Não sou casado, nem nada parecido. Solteira e sem compromisso, menina, o que vou fazer. Você não se lembra? Eu sou o Carlos, a Carolo, aquele que não “comeu um bagel só”… E ainda sou como essa filha, o que você quer que eu faça com ele. É o meu destino!...Agora quem riu com vontade foi ela, Laura, embora fosse melhor dizer que foram as duas que riram com vontade. E sim, eles se conheceram alguns dias depois em uma cafeteria da rua Goya, por volta das seis da tarde. Cerca de seis/sete minutos adiantado, Carlos chegou e descobriu que Laura também devia ter acabado de chegar, pois naquele momento a viu sentada a uma mesa. Ela levantou a cabeça um segundo depois e o viu também, levantando-se imediatamente para sinalizar para ele, caso ele não a tivesse visto. Os dois sentaram-se juntos, depois dos beijos habituais, um em cada bochecha, e pediram dois cafés com leite mais duas panquecas com creme para ela e alguns churritos para ele. Eles ficaram no refeitório por algumas horas, talvez um pouco mais, e depois caminharam pela área até pouco depois das dez da noite. Conversaram muito, embora muito mais sobre o que havia acontecido com os dois desde que Carlos saiu da escola, do que sobre o que vivenciaram quando dividiram uma aula na escola. Assim, Carlos sabia como quase todo o antigo grupo de amigos acessava a universidade, exatamente a Universidade Complutense; e como, logo após iniciar o terceiro ano de Arquitetura, Laura informou Emilio que estava grávida dele, cerca de dois meses, sete ou oito semanas, e como então o namorado a deixou na mão quando ela se recusou categoricamente a fazer um aborto, tal como Emilio exigiu. Laura deu à luz a sua filha, mas isso não a impediu de terminar a licenciatura, com um ano de atraso, sim, mas conseguiu licenciar-se em Arquitectura, concluindo o curso universitário com uma pós-graduação de Mestrado, o que lhe proporcionou um emprego sólido numa das mais prestigiadas construtoras de Madrid, com a consequente riqueza que então tinha à sua disposição. E, logicamente, Laura também ficou sabendo do passado futuro de Carlos, ficando chocada ao saber de suas aventuras por aqueles mares de Deus, e mais ainda quando ele lhe contou que acabara de obter a "coca" de um oficial da Marinha, segundo-tenente de fragata. Ela não conseguia acreditar que aquele menino um tanto tímido e até tímido que ela conheceu, se tornou aquele tipo de aventureiro, um marinheiro dos mares selvagens, que chegou a navegar até a Antártida. Respondeu que não tinha deixado de ser tímido e mais ou menos tímido, mas que aquela vida, sempre navegando, e quando não estudava nas escolas militares da Marinha Espanhola, o havia cativado. Além do fato de que, como lhe contei, ele só era tímido e quase tímido no trato com as meninas, principalmente, fora do serviço, porque a bordo de um navio e com o uniforme e a insígnia de comando, não havia nada disso, pois ele não hesitava nem hesitava ao obedecer e fazer com que as ordens precisas fossem obedecidas. Essa resposta provocou quase um ataque de riso em Laura, fazendo-a dizer Não me diga que você se tornou um grande sargento, Carlitos, (de novo o diminutivo feliz, Carlos disse para si mesmo ao ouvi-lo), não acredito, Ha, ha, ha!...E claro, o rosto de Carlos se contorceu um pouco enquanto ele dizia, muito mais como uma piada do que qualquer outra coisa. Você ainda é tão cruel comigo, Laura... Mas... Que opinião ruim você tem de mim! Vamos, vamos, Carlitos, (e vamos, disse Carlos novamente para si mesmo), não fique de mau humor comigo porque você já sabe que isso não combina com você... Quando se separaram, Carlos não se revelou tão corajoso, mas sim heróico, pois até ousou sugerir à moça que se reencontrassem de vez em quando, ao que ela respondeu jovialmente. Não vejo por que não. Espere até eu lhe dar meu número de celular. Não passaram muitos dias até que Carlos ligou para Laura, sugerindo que ela saísse para comer no sábado seguinte; mas ela respondeu que não poderia ser, porque os pais dela estariam fora de Madrid naquele fim de semana para ver o irmão e a cunhada, que recentemente se tornaram pais pela terceira vez, e os avós estavam com "saudades" do novo neto, bem como dos irmãos dele, ainda mais do que do próprio filho. Mas mais uma vez Carlos revelou-se uma pessoa engenhosa, quando respondeu E por que você não traz isso? Poderíamos ir comer na Casa de Campo, num dos restaurantes ou nos chiringuitos do Zoológico ou no Parque de Diversões... Tenho certeza que a menina iria gostar muito... Aliás, qual é o nome dela? Bom, acho que o que perguntei é estúpido, porque o que mais é o nome dela senão Laura, Laurita, certo? Pois bem, você “perdeu”, senhor, seu nome é Amália, assim como minha mãe. Ela insistiu em me chamar de Laura em homenagem à sogra, minha avó paterna, e em deferência ao marido, então chamei minha filha de Mãe... E em relação ao que você está me contando, bom, não sei... Não me parece certo que você carregue a menina durante toda a tarde de sábado. Mas o que você está dizendo! Sim, eu adoro crianças!... Caso você não saiba, sou uma criança inveterada!... Nada, nada, você manda... Você vai ver o quanto eles vão se divertir; Quanta diversão nós três vamos nos divertir... Laura ficou desarmada, sem discussões diante daquele Carlitos tão diferente daquele que ela conhecia... E claro, combinaram de se encontrar no próximo sábado, para comerem os três juntos. Quando Laura desligou o telefone, ela ficou ao lado dele, sentada em uma cadeira ao lado dele, enquanto um sorriso aparecia em seus lábios. A verdade é que ela ficou muito satisfeita por Carlos ter insistido que ela levasse consigo a filha, porque isso lhe mostrava claramente que não havia duplicidade no interesse dele por ela, não havia nada de ignóbil nesse interesse. Porque Laura não tinha dúvidas de que o menino estava mais do que interessado nela. Desde o primeiro momento, desde o primeiro dia que ela soube: Carlos, Carlitos, continuava tão louco por ela como outrora... Sem querer, disse para si mesma: “Que pessoa boa ele é”… E imediatamente, lembrou-se da grosseria, da zombaria que então, há dez anos, ele lhe fizera... E novamente disse para si mesma: “Que tola, que idiota eu era”… “E que pessoa má também”… Depois, pensando em Carlos, chegou a dizer para si mesma: “Olhando para isso, bem, também não foi tão ruim... No sábado seguinte foram comer no Parque de Diversões e lá passaram quase a tarde inteira. Para Amália, filha de Laura, aquela tarde foi uma alegria porque ela mal parou de passear nos atrativos. Laura estava muito constrangida, mas também um pouco irritada, porque Carlos não parava de ceder aos caprichos da menina, chegando até a induzi-la a pedir cada vez mais coisas. Ficou claro que o homem estava se divertindo como um anão com o bebê, que em pouco tempo ficou louca por ele, amando-o com alma. Laura disse à amiga que ele a estava mimando, porque as crianças não deveriam ser tão mimadas, e ele disse para ela não se preocupar, porque um dia era só isso, um dia. Laura protestou o quão condescendente Carlos era com sua filha, mas no fundo ela gostou muito da atitude dele com sua filha... Aquela tarde se repetiu ao longo dos dias, das semanas daquele mês de julho, já que sairmos os três para comer juntos passou a ser uma ocorrência diária todos os sábados e todos os domingos a partir daquele primeiro dia, mas o fato é que as saídas de nós três, ou só de nós dois, Carlos e Laura, começaram a se tornar mais frequentes a ponto de se repetirem dia sim, dia não e no seguinte também. A Casa de Campo, com o seu Parque de Diversões, o seu Jardim Zoológico, o seu lago, os seus caminhos, passeios e espaços arborizados, ora, no mínimo, cobertos de erva fofa e fofa, ora, na maior parte, por arbustos ou simples mato, sem descurar as suas clareiras nuas, preenchidas apenas com terra mais ou menos compactada, tornou-se a sua habitual “área de operações”, embora alternando-a muitos dias com uma ou outra cafetaria, onde a menina, Amália, se sentava “morada” de gelados e outros doces. Julho passou e depois de julho veio agosto; Na tarde de um dos seus domingos, talvez coincidindo com o oitavo dia do mês, talvez com o nono, os três estavam numa daquelas raras zonas onde o bosque está plantado sobre um pequeno mar de relva, com a menina Amália a correr, a saltar, a rolar e, enfim, a brincar, e os dois, Laura e Carlos, deitados de bruços na relva, mas sem perder a menina de vista. Depois de um tempo ambos permaneceram em silêncio, Laura disse Perdoe-me, Carlos, que tinha os olhos fixos no azul de um céu sem sequer nuvem, voltou-os intrigado para ela, que também o olhava naquele momento, enquanto seu rosto refletia a surpresa que sua declaração lhe causava. Perdoar você... Por quê?... Por quê? Pelo quanto um dia te tratei mal Ah!... Não tenho nada que te perdoar... nada, nada mesmo Sim Carlos, sim. Fui malvado, muito malvado com você... Zombei muito de você... Agora eu sei e me arrependo... Perdoe-me Carlos, por favor, por favor... Não, Laura; Não há o que perdoar... nem me lembro mais disso... Bem, não; isso não é verdade. Acho que me lembro dos "abraços" que você às vezes me dava naquela época!... Eram deliciosos... A melhor das minhas lembranças... Ter você tão perto de mim; tão “perto” de mim, sentindo o calor, a fragrância inebriante do seu corpo… Ha, ha, ha… E como você me pegou!… Verdadeiramente “sintonizado”!… E você não vê a dor no meu escroto que veio em mim depois!… Carlitos, você é um bastardo por lembrar disso!… Deus e que vergonha!… Os dois riram mais uma vez e depois ficaram em silêncio, olhando intensamente um para o outro. Alguns momentos se passaram assim, como se os dois, Carlos e Laura, Laura e Carlos estivessem presos em uma espécie de círculo mágico. O feitiço foi meio quebrado quando a voz do homem foi ouvida Eu te amo Laura… eu sei… Você sabe? A vida às vezes é muito injusta. Eu desejo te amar; te amo da mesma forma que você me ama, mas não posso... me desculpe; Sinto muito, mas só me sinto atraído por você como amigo, não como homem... Carlos ficou em silêncio por alguns minutos, olhando para o céu; então ele se virou para ela, que não parava de olhar para ele em todos aqueles momentos. Ele a pegou pela mão e disse a ela Laura não está no comando dos sentimentos. São espontâneos e não se submetem a raciocínios válidos... Um, um, apaixona-se só porque, porque é assim que acontece, e não porque um, um, pede em casamento... Carlos meio sentou-se, virando-se para Laura e levou uma das mãos ao rosto dela, acariciando-o. Então ele aproximou seu rosto do dela e beijou-a na bochecha. Não se preocupe Laura, está tudo bem. Pelo menos, acho que, como amigos, vocês me amam um pouco... Talvez até muito. Obrigado Carlos... Você é uma ótima pessoa... E sim; Como amigo, te amo muito... Dizem que nessa vida tudo acaba chegando, e a missão do destino de Carlos também chegou. Tratava-se de um telegrama do Quartel-General da Marinha, Comando de Pessoal, que chegou na terça-feira seguinte, atribuindo-o à fragata F 103, “Blas de Lezo”, à qual ingressaria o mais tardar na segunda-feira seguinte. Assim, na noite do domingo seguinte estiveram na Estação Norte, para se despedirem de Carlos, dos seus pais e de Laura. A semana anterior havia transcorrido normalmente, com os dois juntos, pelo menos, quase todas as tardes; com a menina Amália de terça a sexta, só os dois no sábado e no domingo. Das onze da manhã até depois da meia-noite de sábado e das onze da manhã até essa hora, das dez e até altas horas da noite, no domingo. Acima de tudo, naquele domingo conversaram pouco e se entreolharam muito. Sim, eles se entreolhavam muito, mas Carlos acariciava ainda mais Laura; As carícias mais limpas, sem qualquer traço de erotismo, mas cheias de ternura e carinho, pois tudo acariciava suas bochechas, seus cabelos, com as mãos, e, passando o braço em sua cintura, puxou-a para si, abraçando-a contra seu ombro, com o que Laura deixou a cabeça repousar entre a omoplata e o peito de Carlos. E a angústia que afligia a mulher era mais que evidente Mas o que há com você, Laura... Não é grande coisa, mulher... Vamos, não seja uma mulher estúpida, e ilumine essa cara... É que me acostumei a estar com você; Sério, Carlos, eu daria algo grande se você não tivesse que ir embora... Vamos, vamos, garota! Qualquer um pensaria que seu namorado vai para a guerra! Laura então soltou uma risadinha nervosa e seu rosto ficou vermelho como o de uma estudante que foi flagrada beijando o primeiro namorado. Não, nesse ritmo quase vou acreditar que você está se apaixonando por mim!...E aqui o vermelho ardente do rosto de Laura, quase, quase, muda para um vermelho vermelhão. Na estação finalmente chegou a hora da partida do trem, com a qual vieram os últimos beijos e abraços entre viajantes e pessoas próximas. Então, nesses últimos momentos, com Carlos já empoleirado no carro, na plataforma de acesso e ao lado da porta aberta, Laura contou-lhe, quase implorando Você vai me escrever?...Todos os dias Laura; diário. E faça essa cara feliz, você verá; Em breve estarei aqui novamente. Definitivamente no próximo fim de semana. Você verá; Na sexta-feira telefono-te assim que estiver em Madrid para nos encontrarmos… O comboio finalmente partiu; com movimento lento, lento, no início, para, quase imediatamente, ganhar cada vez mais velocidade. Laura, assim que o comboio começou a se mover, desceu correndo a plataforma atrás da porta onde, ainda aberta, Carlos acenou com a mão em despedida, enquanto gritava com ela enquanto corria. Te amo Carlos! Eu te amo! Eu te amo!...Carlos pensou ter ouvido aquele “eu te amo”, mas não prestou muita atenção… Sim, ele sabia; Eu sabia que o amava e também sabia que o amava muito... Mas como amigo... Na sexta-feira seguinte, Carlos não pôde ir a Madrid, como lhe tinham dito a Laura, porque nessa mesma sexta-feira a fragata “Blas de Lezo” partiu de Ferrol em direção ao Atlântico Norte para se juntar a um grupo naval da NATO e participar numa série de manobras anti-submarinas e de defesa aérea que a mantiveram afastada de Espanha até 12 de dezembro, altura em que finalmente regressou a Ferrol. Vamos lá, os quatro dias até o retorno que Carlos prometeu a Laura, no final se transformaram em quatro meses. Coisas para ser um profissional da Marinha; ou o mar em geral, e se não, conte às esposas e mães dos pescadores de alto mar, dos grandes navios-fábrica, etc, etc, etc... De Portsmouth, no sul de Inglaterra, no Canal da Mancha, último porto por onde passaram, já na viagem de regresso a Ferrol, Carlos telefonou a Laura para lhe avisar que dentro de três ou quatro dias, cinco no máximo, estaria de volta a Ferrol, e a sua surpresa foi imensa quando, ao descer a escada do navio, a viu no meio da multidão reunida ao pé do cais. Ele não conseguia acreditar no que via: ela ali, em Ferrol, esperando por ele Se ele corresse ao seu encontro, Laura não ficava para trás voando, mas sim correndo em direção àquele que já era, sem dúvida, também seu amante. Mas como para Carlos esse “detalhe” ainda era bastante obscuro, quando ela, ao chegar ao lado dele, pulou mais ou menos literalmente em seu pescoço, dando-lhe uma daquelas “parafusas” que marcaram época, ele ficou sem saber se estava vivendo ou sonhando; Embora, foi dito, talvez eu tenha morrido, fui para o céu, e eu, sem a menor ideia de tudo isso. De qualquer forma, pelo menos por enquanto, ele estava com cara de bobo, então por que se apressar? mas sim, sim, tolo, não vês como o “tolo” acordou assim que “descobriu” o que se tratava, porque agarrou Laura, que me diz, pela cintura, e… La “mare de Deu”!, como diria um catalão, como respondeu à “zombaria” de que era objecto; com “morreo” e meio, digamos. Nessa mesma tarde apanharam o autocarro para Madrid, na Corunha, ocupando, à chegada, um quarto num hotel onde, pela primeira vez, dormiram juntos. Como Laura disse brincando, aquela era a “Noite de Núpcias”, embora a cerimônia, canônica e civil, só tenha acontecido cerca de um mês depois. E quando ainda não se passaram oito meses do casamento, Laura deu à luz o primeiro filho de Carlos, que o pai, para não mudar, não pôde conhecer até que o filho já tivesse mais de três meses, pois naquele grande momento de sua vida ele estava no mar, exatamente no Mediterrâneo Oriental. (2) FIM DA HISTÓRIA NOTAS AO TEXTOTudo o que digo sobre a carreira militar do protagonista é, quase, quase, que, ponto a ponto, a carreira do mais velho dos meus filhos, incluindo a passagem pela fragata F-103, “Blas de Lezo”, então sei do que estou falando. Isto também não foi estranho ao meu filho, que conheceu o seu primeiro filho, o meu único neto homem, "Antonioi Pinar IVº", quando tinha quase cinco meses, pois teve que zarpar com o "Blas de Lezo" quase um mês antes do nascimento do pequeno.
